Pensamentos de Ernesto Che Guevara



“Propõe-se a todo jovem comunista que seja essencialmente humano, que seja tão humano que se aproxime daquilo que há de melhor no humano, que purifique o melhor do homem por meio do trabalho, do estudo, do exercício de solidariedade contínua com o povo e com todos os povos do mundo, que desenvolva ao máximo a sensibilidade a ponto de se sentir angustiado quando um homem é assassinado em qualquer recanto do mundo, ou entusiasmado quando uma nova bandeira de liberdade se levanta em qualquer recanto do mundo.”
“Uma lembrança mais durável que meu nome é lutar,morrer lutando.”
“Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera.”
“Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.”
“Nossos filhos devem possuir as mesmas coisas que as outras crianças, mas eles devem também ser privados daquilo que falta às outras crianças.”
“Vale milhões de vezes mais a vida de um único ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra”.
“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade.”
“A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários.”
“Em nosso trabalho de revolucionário, a morte é um acidente freqüente.”
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”
“A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência.”
“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.”
“Nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais perfeitos; somos mais perfeitos porque somos mais livres.”
“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”
“O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.”
“A revolução se faz através do homem, mas o homem ter de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.”
“Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.”
“Nós nos forjaremos na ação cotidiana, criando um homem novo com uma nova técnica.”
“A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro.”
“Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar.”
“O guerrilheiro é um reformador social.”
Post originalmente postado no link: 

Nenhum comentário