***DIA DO ARTESÃO - 19 DE MARÇO***


O artesanato confunde-se com a história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidade e de uso rotineiro e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa como forma de trabalho. Há registros de que no ano 6 mil a.C. os primeiros artesãos surgiram no momento em que transformaram elementos da natureza em objetos de uso, através do polimento de pedras, da fabricação da cerâmica e do trançado de fibras animais e vegetais.
Nas cidades medievais as corporações de artesãos estabeleciam regras para o ingresso na profissão e tinham controle de quantidade, qualidade e de preços dos produtos. A corporação também protegia seus associados proibindo a entrada de mercadorias similares às produzidas na cidade e, também, amparavam seus trabalhadores em caso de velhice, doença ou invalidez.
Na América os índios produziam objetos para o uso cotidiano utilizando a cestaria, a cerâmica, a arte plumária e a pintura, com pigmentos naturais. Com o advento dos europeus e dos negros ao Brasil, surgiram novas necessidades, conhecimentos e técnicas de produção. A combinação desses fatores gerou o artesanato genuinamente brasileiro. No Brasil colônia os artesãos eram responsáveis pela produção de bens que atendiam as necessidades das aglomerações humanas que emergiam em todo o território brasileiro. Os artesãos eram reconhecidos pela sociedade e estavam presentes economicamente em quase todas as comunidades.
O crescimento industrial delineou uma outra realidade para o artesanato brasileiro, na medida em que supria o mercado com produtos mais baratos e em larga escala. As oficinas artesanais foram deixando de produzir bens necessários tanto para o cotidiano doméstico, como para o trabalho no campo e nas pequenas cidades. Nesse novo contexto, os artigos artesanais passaram a ter forte apelo cultural, atendendo uma nova necessidade humana: preservar as suas memórias culturais, mantendo vivos o patrimônio imaterial brasileiro e a sua história.
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.
 
Artesanato de palha de carnaúba - Várzea Queimada (Foto:Regis Falcão)
1


Homenagem ao dia do artesão _Tony Maciel





Oferecemos este  cartão e o selo, ás homenageadas , ás moças e moços que seguem , ás blogueiras unidas e todos aquelas  pessoas que nos darem a alegria de passar por aqui !

HOMENAGEAMOS :(Indicadas por Lílian)

Me leve com você



Minha foto

Leve-me com você!


Eu e Sérgio

Pessoas gentis, moças habilidosas, parabéns e muita inspiração sempre !!!

A todas as moças amigas e artesãs que passarem por aqui, um beijo no coração, dêem um pulo no Duas Moças , e vejam também o que foi postado lá e as indicações da Verinha :Aqui !

 

INDICAMOS :ARTESANTO+RECICLAGEM =TALENTO



LEIA :

REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

 

  Lílian e Vera

4 comentários

quelsfs disse...

Que lindo, obrigada de coração, fiquei muitíssimo feliz e emocionada també,.
Deus recompense todo o carinho!
Beij♥

Unknown disse...

Lindo post! Vocês moças prendadas são d++++. sou fã de vocês, Lilian e Vera
Feliz dia do artesão. Bjkas
http://dikasxtrukes.blogspot.com.br/

Nadja disse...

Enquanto muitos praticam a maldade com as próprias mãos, os artesãos e as artesãs criam peças maravilhosas!
Enquanto os olhos dos maus percorrem a Terra em busca da maldade, os artistas buscam inspirações nas coisas belas da vida...
Louvado seja esse dom dado pr Deus!
O dom da criação!

Bjksss

Soluções Anti-crise! disse...

Olá!
Adoro o teu blog, já o sigo! Gostava que passasses no meu e o seguisses também!
Aproveita e dá uma vista de olhos no Just Been Paid e aproveita os 10 dólares que te dão ao fazeres o registo.
É um sistema onde ganhas 2% por dia, 60% ao mês ou 150% em 75 dias!
E NÃO TENS QUE INVESTIR NADA!!!
Vê este video onde é tudo explicado:
http://www.youtube.com/watch?v=7gqABnK2_j0
Para mais informações e para te registares visita o meu blog e vem conhecer o sistema que anda a tirar o sono a tanta gente! :)
Espero por ti!
Até já*